top of page

MASP para menores

  • Dani
  • Jun 22, 2016
  • 2 min read

Um dos passeios que mais gosto de fazer é visitar museus. Adquiri esse hábito por conta própria. Meus pais nunca tiveram esse costume e até hoje não me acompanham nesses programas.

Talvez seja por isso que todos os meus amigos e amigas tenham recebido um convite para conhecer novos artistas ou ver de perto obras de artistas consagrados.

Com meu filho é diferente. Desde pequenininho eu o levo a todo tipo de exposição, das clássicas às interativas.

Recentemente fui surpreendida com um convite dele para irmos ao MASP. O museu estava fazendo uma exposição voltada para as crianças e ele não queria perder.

E não é que ele tinha razão mesmo? A exposição é realmente imperdível. Os pavimentos estavam totalmente ocupados por "Histórias da Infância" e "Playgrounds 2016" (menos o segundo andar onde está o Acervo em Transformação - Coleção do MASP de volta aos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi).

Paygrouds 2016 é uma exposição coletiva que recebe o mesmo nome da individual de Nelson Leirner, realizada na inauguração do Museu. É bastante lúdica e interativa e se apropria das áreas internas e do vão livre, trazendo à tona uma discussão sobre o espaço público e a sua apropriação por parte da sociedade.

Histórias da Infância inclui obras do acervo e de coleções particulares. Os temas são ligados à infância. O interessante é que as obras não foram dispostas em ordem cronológica. Essa convivência entre momentos históricos distintos dá ao expectador a oportunidade de vivenciar um tema sob um novo viés. Reforçando a ideia do contato entre as obras, temos desenhos de crianças permeando toda a exposição.

Além disso, as obras foram posicionadas a uma altura aproximadamente 30 cm mais baixa do que o padrão, favorecendo tanto o olhar infantil quanto a aproximação com as obras.

Me diverti feito criança com as obras interativas, as esculturas, as pinturas e as fotografias. Até minha obra preferida do acervo do MASP estava lá, pertinho de mim.

O momento mais marcante dessa visita foi a frase que meu filho me disse na saída:

- Fico feliz por terem dado importância ao olhar das crianças. Até pouco tempo atrás a criança só passava a significar alguma coisa quando virava adulto. Mas ouvindo a criança de hoje, talvez existam adultos melhores no futuro.”

Tomara, filho!

Histórias da Infância - até 31 de julho de 2016 (1º andar e 1º sub-solo)

Playgrounds 2016 - até 24 de julho de 2016 (2º sub-solo, mezanino e vão livre)

MASP - Avenida Paulista, 1578, São Paulo. Tel.: (11) 3149-5959 De terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30) quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30) Ingressos: R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada)

Entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

Mais informações no site do MASP. http://www.masp.art.br

Comments


RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
  • b-facebook
bottom of page